Comerciantes cobram autoridades em reunião

Fonte: Cibelli Marthos
Diário do Alto Tietê


Mais de 30 pessoas, entre secretários municipais, comerciantes, integrantes das Polícias Militar e Civil, além de membros da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Suzano, participaram da reunião realizada ontem para discutir a falta de segurança na região central da cidade. Apesar de a discussão ter durado três horas, período em que foram relatados vários problemas por parte dos empresários, nenhuma nova ação mais efetiva foi definida para amenizar o clima de insegurança.

A reunião, marcada após a criação de um abaixo-assinado feito por comerciantes de Suzano, foi comandada pelo vice-presidente da ACE, André Loducca. Ele defendeu a atuação integrada da polícia, do Poder Público e dos próprios lojistas para melhorar a situação. "Cada um precisa fazer a sua parte. A cidade hoje está enfrentando uma série de problemas, como lixo, mendigos, buracos, falta de segurança, entre outras coisas. Eu mesmo recebo meus clientes na loja de Mogi, porque tenho vergonha de recebê-los em Suzano. A situação da cidade muitas vezes desqualifica nosso negócio", ressaltou.

Por parte da PM, o comandante da 1ª Companhia, capitão Hiram Gouveia, ao lado do sargento Neto, que coordena o programa "Centro Mais Seguro", apresentou algumas ações já realizadas na cidade, entre elas a abordagem e qualificação de todos os moradores de rua que circulam pela região central.
A presença de mendigos em torno dos comércios é uma das reclamações dos comerciantes. "Identificamos cada um para que sejam reconhecidos em caso de algum crime. Também reforçamos o patrulhamento e a abordagem em todo o quadrilátero central para impedir furtos, roubos e saidinhas de banco", destacou o sargento, que pediu a coloração dos comerciantes. "Pedimos que nos sejam passadas imagens de câmeras internas e que qualquer crime seja registrado na delegacia. Isso ajuda muito no nosso trabalho", completou.

Por parte dos comerciantes, a limpeza da cidade e o aumento do policiamento foram alguns dos pedidos apresentados. "Suzano precisa de uma operação cata-treco, porque é tanto lixo que os bandidos até se escondem atrás dos montes, sem contar a pichação. Em casa limpa não entra mendigo, não entra qualquer pessoa. A cidade precisa de limpeza, organização, de mais viaturas para atender a população", enfatizou a comerciante Shirlei Dantas, que coordenou o processo de coleta de assinaturas para o abaixo-assinado.

Por parte da prefeitura, o secretário de Defesa Civil e Social, Álvaro Dias da Cunha, e a secretária de Assistência e Desenvolvimento, Leonice Ferreira, participaram da reunião. "Sobre a limpeza, que é importante também para o processo de segurança pública, a prefeitura já implantou há poucos dias o projeto ´Cidade Viva´, que prevê a retirada de entulho, lixo e outros resíduos em todas as vias públicas da cidade", destacou Cunha.

0 comentários:

Postar um comentário