O sucesso do Seminário Empretec, desenvolvido na Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Suzano durante seis dias (12 a 17 de agosto), motivou a direção da entidade a manter a iniciativa. Agora, a ACE pretende realizar o curso com empresários apenas de Suzano. “Foi uma semana maravilhosa, de grande aprendizado. Vamos sim manter a iniciativa”, disse o gerente administrativo da Associação, Rudamir Fernandes.
O Seminário Empretec foi desenvolvido na ACE Suzano em parceria com o escritório regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Aproximadamente 20 pessoas do Alto Tietê receberam, em período integral, dicas para aprimorarem suas características empreendedoras como estratégia para a condução dos seus negócios de forma competitiva.
“O Empretec não é um curso como outro qualquer. Ele é um workshop, uma oficina de trabalho, que tem como objetivo aprimorar o comportamento empreendedor. Então trabalhamos durante toda uma semana para potencializar as características empreendedoras das pessoas que participaram da atividade”, disse o facilitador do Sebrae, Eleandro Rozan.
A também facilitadora do Sebrae, Patrícia Veloso Rodrigues, explicou que o curso realizado em Suzano tem como objetivo a mudança comportamental do empreendedor. “Ou seja, é uma atividade exclusiva para empresários. Foi um curso que teve a duração de seis dias, em que trabalhamos na prática o que pode ser utilizado no dia a dia”.
O facilitador Antonio Carlos de Aguiar Ribeiro acrescentou que o Empretec apresenta exercícios práticos para o aperfeiçoamento das habilidades do empreendedor focadas na criação e gestão de negócios. “Para participar do seminário é preciso agendar uma entrevista, para que seja avaliado o potencial empreendedor”, explica . “Nesta conversa, são verificados os pontos fortes e fracos do interessado. Durante o Empretec são trabalhadas dez áreas: busca de oportunidade e iniciativa, persistência, correr riscos calculados, exigência de qualidade e eficiência, comprometimento, busca de informações, estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento sistemáticos, persuasão e rede de contatos, independência e autoconfiança”.
Com o objetivo de estimular o desenvolvimento de negócios inovadores nas áreas do comércio, indústria, serviços e agronegócios, o Empretec leva em consideração o fato de que o sucesso empresarial não depende apenas da habilidade do empreendedor para o gerenciamento dos negócios, mas, principalmente, do melhor aproveitamento de características como iniciativa, persistência e exigência de qualidade e eficiência, que estão presentes no comportamento de empresários bem-sucedidos.
0 comentários:
Postar um comentário