Cédulas manchadas devem ser recusadas

Suzano, 20 de maio de 2011 - As cédulas de real manchadas de rosa devem ser recusadas pela população. O alerta veio do Banco Central, que divulgou que as notas, que já circulam pelo Estado, foram manchadas após serem roubadas de caixas eletrônicos 24 horas, que solta uma tinta assim que o lacre se rompe.

O intuito do governo, agora, é retirar essas notas de circulação, assim como fazem com as notas danificadas, com rabiscos ou malconservadas, por exemplo. As Associações Comerciais do Alto Tietê já estão aconselhando os comerciantes a recusar essas cédulas e a direcionar as pessoas a uma unidade bancária para que a nota seja trocada por uma nova.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Suzano (Ace), André Loducca, afirmou que vai colocar um alerta no site da unidade para avisar não só os comerciantes, como a população no geral que acessar a página. "Foi feita uma pesquisa que mostra que, de 11 pessoas, nove aceitam este tipo de cédulas. Nos últimos 30 dias, fiquei sabendo que mais de 24 caixas eletrônicos foram roubados em São Paulo. Vamos fazer campanha de conscientização às pessoas e, inclusive, mandar um e-mail para todos os empresários da cidade", afirmou Loducca.

As orientações que estão sendo passadas para os comerciantes são para que não aceitem notas danificadas. "Vamos orientar os comerciantes para que peçam aos consumidores que tentarem utilizar a nota nos estabelecimentos que se dirijam ao banco para trocá-la", disse.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Associação Comercial e Industrial de Ferraz de Vasconcelos (Acifv), os empresários da cidade já estão cientes do assunto e receberam todas as orientações sobre o procedimento, caso se depare com a nota rosada. Ainda segundo o órgão, frequentemente, as Associações Comerciais recebem materiais do banco central via e-mail constando orientações com relação à identificação da textura das notas, a marca d´água e sobre a inclusão de notas novas no mercado, por exemplo.

"Sempre fazemos a divulgação desses assuntos no site. Quanto às notas rosadas, buscamos orientar o próprio cliente para que ele faça a troca", informou a assessoria, por telefone. De acordo com informações da Agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do Banco Santander, as notas danificadas recolhidas vão ser encaminhadas para avaliação de veracidade.

Fonte: Mogi News

0 comentários:

Postar um comentário